Fixação de barras no concreto

Patologias e soluções

Seja por alguma manifestação patológica, falhas no dimensionamento ou necessidade de aumentar a carga suportada, os reparos e reforços estruturais são atividades comuns na engenharia. Esse procedimento pode demandar a instalação de vergalhões ou de barras roscadas em peças de concreto pré-existentes (atividade que ocorre, também, em outras situações, como nas ligações de lajes em cortina ou entre fases de concretagem).

Quando se mostra necessária, a instalação dos elementos metálicos acontece por meio de uma perfuração. Após essa abertura ser limpa, ocorre a aplicação de adesivo com a viscosidade adequada para depois a barra ser ancorada. Vale destacar que para o cálculo do comprimento da ancoragem, deve-se respeitar as determinações da norma ABECE 005:2019 - Projeto de fixações com Chumbadores Químicos em Elementos de Concreto (revisão 1).

Para alcançar os melhores resultados nessa atividade, é preciso ter à disposição as ferramentas e materiais adequados. A limpeza do furo acontece com jato de ar filtrado e escova de cerdas de aço. Já o adesivo epóxi bicomponente mais indicado é o Chumbador Químico tecfix ONE — que tem aplicação do tipo pistola. Com produtividade elevada e rápido ganho de resistência, a solução atóxica ainda proporciona alto rendimento e maior controle na execução.

Por fim, depois de a barra de aço ser ancorada. O chumbador químico tecfix One promove uma rápida liberação da área em função das elevadas resistências mecânicas.