Fissuras

Patologias e soluções

Diferentes fatores levam ao surgimento de fissuras em estruturas de concreto. A manifestação patológica pode ser oriunda, por exemplo, de falhas na concretagem. Nessa fase, a maior adição de cimento na mistura tende a causar retração, provocada pela diminuição da umidade. Esse fenômeno se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas. Outras situações que causam o aparecimento de fissuras são as sobrecargas, o mau posicionamento da armadura, a cura deficiente e as falhas no dimensionamento da estrutura.

Esse problema permite que agentes agressivos entrem nas peças de concreto e ataquem as armaduras, reduzindo assim o desempenho e a durabilidade das estruturas. Para evitar que isso aconteça, a solução é o uso das injeções — procedimento que consiste na instalação de bicos por onde passa a resina que promoverá o selamento das aberturas.

Quando as fissuras estão presentes em estruturas com vazamento d’água, como em cortinas de contenção em subsolos, a injeção espuma de poliuretano permite a aplicação que reagem em contato com a água e forma que reagem em contato com a água e forma uma barreira física para tamponar provisoriamente o fluxo do vazamento. Após este processo, a aplicação de injeção gel de poliuretano, promove o selamento definitivo das fissuras.

Se a sua obra sofre com fissuras, a Quartzolit Profissional tem as melhores soluções:

  • Injeção EP — produto à base de resina epóxi indicado para a injeção de fissuras passivas em substratos secos ou úmidos.
  • Injeção PU Espuma monocomponente — resina em espuma de poliuretano hidrorreativo para o tamponamento provisório de fissuras por injeção.
  • Injeção PU Gel monocomponente — resina em gel flexível de poliuretano para selamento de fissuras
  • O sistema de injeção PU gel e espuma monocomponente elimina a necessidade de dosagem e mistura de diferentes componentes, facilitando a aplicação e trazendo mais agilidade pra obra.

Vale destacar que toda e qualquer fissura precisa ser tratada de maneira a garantir a proteção das armaduras. Caso contrário, o problema pode tornar-se ainda pior com o passar do tempo.