Sistema de Injeção Monocomponente – Espuma e Gel inova no tratamento de fissuras ativas

Quartzolit Profissional

Desenvolvido pela Quartzolit Profissional, o recém-lançado Sistema de Injeção Monocomponente – Espuma e Gel é uma solução inovadora para o tratamento de fissuras ativas. Indicado para trabalhos em barragens, túneis, metrôs, edificações, entre outros.

A novidade é composta por dois produtos utilizados em conjunto. O primeiro deles é a Injeção PU Espuma Monocomponente, que reage em contato com a água no interior da fissura para formar uma barreira física e tamponar provisoriamente o fluxo do vazamento. O segundo é a Injeção PU Gel Monocomponente, que forma uma resina flexível, mecanicamente resistente e impermeável capaz de realizar o selamento efetivo e eliminar os vazamentos.

O sistema se destaca pela fácil aplicação, pois elimina a necessidade de dosagem e mistura de diferentes componentes (ações que comprometem o resultado da injeção quando realizadas de maneira inadequada). Assim, traz ganhos para a produtividade da obra.

APLICAÇÃO

O primeiro passo para aplicar o Sistema de Injeção Monocomponente é preparar o substrato. Caso necessário, a limpeza superficial do concreto deve ser realizada por jateamento (com ar comprimido filtrado). Na sequência, são feitas perfurações com intervalos ajustados de acordo com as características da fissura e ao longo de sua extensão.

Para definir a distância entre os bicos, é preciso analisar a largura e a profundidade da fissura. Esse espaçamento deve ser calculado para garantir que a resina penetrará e fluirá ao longo da fissura até encontrar o próximo bico de injeção. Geralmente, a distância varia de 20 cm a 50 cm. É recomendado, também, que as perfurações tenham ângulos de cerca de 45°.

Com os bicos de injeção inseridos, é o momento de verter a Injeção PU Espuma Monocomponente dentro do recipiente da bomba injetora para fazer a aplicação. A injeção deve acontecer a partir do bico posicionado na parte inferior. Vale destacar que o produto reage rapidamente ao entrar em contato com a água, formando uma espuma que expande muitas vezes em relação ao volume original.

Esse fenômeno faz com que a espume aflore pela fissura na superfície do elemento estrutural. Por isso, ao atingir o bico posterior, deve-se transportar o tubo do injetor para o próximo bico e assim sucessivamente até completar a operação (no caso de vazamentos, serão necessárias injeções adicionais).

Com a reação completa, é criada uma espuma com estrutura de poros do tipo aberta, que apresenta a capacidade de estancar o vazamento por um período limitado.

Para o selamento permanente, são utilizados os mesmos bicos para a aplicação da Injeção PU Gel Monocomponente. Finalizado o trabalho, os bicos são removidos e o excesso de material que aflorou pela fissura é removido com ferramenta cortante. Por fim, para a execução do acabamento da superfície perfurada pode ser empregado o adesivo estrutural tecbond tix.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Injeção PU Espuma Monocomponente

  • Densidade: 1,10 a 1,20 g/cm³
  • Viscosidade Cps: 200 a 800 sp2/30rpm
  • Reatividade com adição de 5% de água e mistura mecânica
  • Tempo de creme: 8 a 12 segundos
  • Tempo de crescimento: 50 a 70 segundos

Injeção PU Gel Monocomponente

  • Densidade: 1,10 a 1,20 g/cm³
  • Viscosidade Cps: 1000 a 3000 sp3/30rpm
  • Reatividade com adição de 5% de água e mistura mecânica
  • Tempo de creme: 8 a 12 segundos
  • Tempo de crescimento: 1 minuto e 15 segundos a 1 minuto e 45 segundos